Programação

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Disciplina de Sistemas de Informação - 10ºano

 CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE GESTÃO

Disciplina de Sistema de Informação - 10ºano

 1 Análise de Sistemas                                       21  H     (28 T)

 2 Tecnologias de Bases de Dados                    36 H  ( 48T)

3 Programação SQL                                         36H ( 48 T)


Módulo 1 - Análise de Sistemas

  1.1 Sistemas de Informação:

 1.2. Modelação de processos

1.3. Modelação de Dados


MÓDULO 2 - Tecnologias de Bases de Dados

    2.1  Modelo Relacional de base de dados

     2.2. Regras de conversão do diagrama ER ou de classes para o modelo relacional

      2.3 Normalização de uma base de dados

      2.4.  Planeamento de uma base de dados relacional


MÓDULO 3 - Programação SQL

3.1 Definir estrutura de uma base de Dados com SQL - DDL

3.2. Manipular os dados em SQL- DML

3.3. Consultas em SQL envolvendo várias tabelas


CRITÉRIOS


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MÓDULO 1 - ANÁLISE DE SISTEMAS


Conhecimento

📖 Definição:

É a compreensão adquirida a partir da informação, combinada com experiência, análise e julgamento humano.

Permite tomar decisões ou agir com base na informação.

💡 Exemplo:

“Ana tem vindo a melhorar a Matemática, pelo que é provável que passe o exame final se mantiver o ritmo de estudo.”

 

Exemplo no contexto empresarial

EtapaExemplo
Dado    Registos de vendas diárias (números isolados).
Informação                                  Relatório que mostra que as vendas cresceram 10% em novembro.
ConhecimentoO gestor percebe que a campanha de Natal funcionou bem e decide repeti-la.


1. Sistemas de Informação (SI)





  • SI é um conjunto de elementos (recursos humanos, recursos tecnológicos (hardware, software), dados/informação e processos ) que objetivo é recolher, tratar /processar distribuir informação numa organização.

  • Objetivo: suportar decisões, melhorar a eficiência e controlar operações da organização.









 Fases Desenvolvimento de Software 

Processo organizado para criar software de qualidade.
Fases principais:

  1. Análise – levantamento de necessidades e requisitos e definir modelo conceptual ("o que fazer".

  2. Desenho/Projeto – definição de como será a solução (arquitetura global, tipo de sistema informático, tipo de SGBD,  modelos lógicos (diagramas de processos), modelo físico (modelo relacional ou diagrama de classes )   ("como fazer").

  3. Implementação – programação/codificação.

  4. Testes – verificar se funciona corretamente.

  5. Instalação – instalação e colocar em funcionamento.

  6. Manutenção – correções e melhorias ao longo do tempo.


 

FERRAMENTAS CASE
 (do inglês Computer-Aided Software Engineering

são softwares que auxiliam em todas as fases de desenvolvimento de software ao automatizar e simplificar tarefas, desde a análise de requisitos e desenho até a implementação e testes, e manutenção.




outras





FERRAMENTAS para MODELAÇÃO de PROCESSOS DFD


MODELAÇÃO DE SISTEMAS de INFORMAÇÃO 





 MODELAÇÃO DE PROCESSOS   

A modelação de processos é uma TÉCNICA usada para identificar e descrever os PROCESSOS (operações) dentro de um sistema de informação.



DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS  (DFD)
Data Flow Diagram


 DFD é a ferramenta técnica usada na modelação de processos para SI


 Os DFD são representações gráficas que usam os elementos:

 PROCESSOS  
 ENTIDADES EXTERNAS
 FLUXO de DADOS

           ARQUIVO  DE DADOS



EXEMPLO de um DFD






 PROCESSOS   

 são operações de transformação ou processamento de dados de entrada /input ou de saída/output 

- o nome do processo deve descrever o que o processo faz (usar um verbo + objetivo )          
  

 
         EXEMPLOS de PROCESSOS: 
     
 

  • Validar dados cliente
  • Verificar estado stock
  • Calcular total da fatura
  • Verificar disponibilidade do livro
  • Pedir Produto
  • Pagar Produto
  • Requisitar Livro


ENTIDADES EXTERNAS (externas ao sistema)   

Uma entidade externa é qualquer pessoa, sistema ou outra organização fora do sistema em estudo que fornece dados para o sistema ou recebe dados dele.


Podem ser agentes externos à organização (clientes, fornecedores, etc) ou funcionários da organização (Administrador, gerente, etc) ou subsistema (sistema de contabilidade, etc).


Exemplos:




⚙️ Função

As entidades externas:

  • Enviam dados para o sistema (entradas);

  • Recebem dados do sistema (saídas);




 FLUXO de DADOS       
 representam o movimento de dados que entram, circulam ou saem da organização (entre PROCESSOS e ENTIDADES e entre arquivos). Nos DFD, os fluxos são representados por setas.
 



 ARQUIVO DE DADOS ou depósito de dados   

representa o local onde os dados são guardado temporariamente 




Símbolos usados em diagramas de fluxo de dados  




Outros Símbolos para diferentes autores 


Objetivo dos DFD's   

  • Tornar visível as operações/ atividades, dados e os fluxos de informação.

  • Facilitar a compreensão, análise e melhoria dos processos.

  • Ajudar na comunicação entre analistas, programadores e utilizadores.

  • Servir de base para o desenvolvimento de software.




NÍVEIS DE DIAGRAMAS DE FLUXO DE DADOS  

Usa-se a técnica de decomposição de cima (mais complexo) para baixo (mais detalhe) em DFD


Um DFD pode ser desenhado em vários níveis, dependendo da complexidade e grau de detalhamento do sistema. 

Pelo menos dois níveis ocorrem em qualquer sistema:
 O Diagrama de Contexto e o DFD nível 0.


NÍVEIS

  DIAGRAMA DE CONTEXTO  ( nível 0)
- Tem um ÚNICO PROCESSO (representa o SISTEMA),  fluxos e entidades externas
 
- Identifica o fluxo de informação entre o SISTEMA entidades externas.

                   - É o DFD de nível mais alto 

- Dá a visão das principais funções do sistema

  DFD nível 1

                - Contém os principais processos do diagrama de contexto

            
  DFD nível 2
     decomposição de cada processo nível anterior 



ESQUEMA







EXEMPLO 

            Sistema de Reservas de Hotel

🏨 Análise de Sistema 

🧩 1. Descrição Geral do Sistema

O Sistema de Reservas de Hotel tem como objetivo a gestão de hóspedes, reservas e quartos.


O sistema permitirá que o funcionário do hotel:

  • Registar cliente/hóspede;

  • Registar a reserva;

  • Verificar a disponibilidade dos quartos;

  • Pagamento da reserva 

  • Emitir faturas;

  •  Cancelar reserva.


📋 2. Requisitos do Sistema

  •  O sistema deve permitir registar, editar e excluir clientes/hóspedes.

  •  O sistema deve registar reservas, associar hóspede ao quarto.

  •   O sistema deve verificar disponibilidade de quartos na data pretendida

  •   O sistema deve permitir cancelar uma reserva.

  •   O sistema deve calcular valor da reserva e emitir fatura da reserva.



EVENTO 

Um evento, no contexto de um DFD, é uma ocorrência externa ou interna que desencadeia um fluxo de dados dentro do sistema.


📌 Exemplo:

Evento de entrada no sistema: “Cliente envia pedido”

           Evento interno: “Sistema valida o pagamento e emite fatura”.

           Evento de saída (resposta do sistema):  “Sistema envia confirmação o pedido”



 
   DIAGRAMA DE CONTEXTO     (nível 0            Fazer esquema no LucidChart     




Entidades externas:
  • Cliente/Hóspede – fornece dados pessoais e solicita reservas.

  • Gerente/Recepcionista – regista hóspedes, verificar disponibilidade de quartos e efetua/cancelar reservas.

Processo principal:

  • Sistema de Reservas de Hotel


Fluxos de dados principais:

  • Dados de Cliente ↔ Sistema

  • Dados de Reserva ↔ Sistema

  • Confirmação/Cancelamento de Reserva ↔ Cliente

  • Atualização de Quartos ↔ Sistema


    

 DFD Nível 1  - DEFINIÇÃO DOS PROCESSOS      Fazer esquema no LucidChart  




Processos principais:

  • Tratar dados cliente

  • Tratar da reserva

  • Verificar disponibilidade quarto


Arquivos 
  • Clientes  (guardam dados dos clientes)
  • Quartos (guardam dados dos quartos)
  • Reservas (guardam dados das reservas)




 DFD Nível 2  - Detalhes do Processo P2   Fazer esquema no LucidChart  














DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS-  SISTEMAS DE GESTÃO BIBLIOTECA 

Objetivo principal é a gestão de livrosregisto de leitoresgestão das requisições de livros

 Requisitos

– Registo, editar e excluir leitores

– Registo, editar e excluir livros.

– Registar empréstimos de livros.

– Registar devoluções.

– Controlar disponibilidade de nº exemplares por livro

 

 Entidades externas:

  •  Leitor - quem solicita requisição e devolução de livros.
  •  Funcionário→ quem faz gestão dos leitores e dos livros, e as requisições/devoluções de livros

 

Eventos (desencadeiam fluxo de dados)

   - pedido de cartão de leitor

    - pedido de requisição de livro

    - Adicionar/ alterar/ excluir informações leitores e livros

    - Efetuar, alterar e devoluções de requisições

    - Entrega do livro ao leitor


Arquivo de Dados

    - Leitores 

     - Livros   

     - Livros requisitados


DIAGRAMA DE CONTEXTO (nível 0)







Diagrama de Fluxo de Dados (nível 1)





EXERCÍCIO

No início de cada ano da universidade “Bons estudantes” são elaborados os horários das turmas, em função da disponibilidade das salas, disponibilidade dos professores e o plano de curso, sendo posteriormente afixados para os alunos matriculados.

São estabelecidas as datas dos exames e informadas aos alunos e professores. No fim de cada período, são afixadas pautas com as datas dos exames para consulta dos alunos

Os professores comunicam as notas à secretaria, sendo atualizado os dados do aluno.

Em qualquer momento poderá ser obtida informação sobre os alunos, para emissão de certificados, médias, etc.


Proceda à construção do:

1.     Identificação das entidades.  

2.     Identificar os eventos.

3.     Diagrama de Contexto.

4.     Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) nível 0 e de nível 1


EXERCÍCIO

No armazém CONSTROI_BEM vende de materiais de construção. A empresa possui uma frota de viaturas para entregas de encomendas.  Os clientes chegam/enviam ao armazém os seus pedidos. É verificado se os produtos existem em stock.

 Os pagamentos são feitos na data da compra, pelo serviço de contabilidade.   Se existirem satisfazem o pedido e registam a venda dos produtos e as quantidades vendidas. Caso os produtos não existam, são registados para serem encomendados.

No final da semana é elaborada a lista de encomendas aos fornecedores, onde são enviadas as requisições para cada fornecedor, que enviam os produtos acompanhados de uma guia.

Mensalmente, faz-se um inventário dos produtos existentes, comparando as quantidades vendidas com os stocks e este é enviado à administração.

Proceda à construção do:

          1) Lista de Entidades

          2) Lista de eventos

          3) Diagrama de Contexto

          4) Diagrama de Fluxo de Dados (DFD nível 0) e nível 1

 Diagrama de Contexto (nível 0)




DFD Nível 1




ou  Sem inventário para a administração




Links 

Sem comentários:

Enviar um comentário