Programação

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Criação de Histórias Interactivas, jogos e animações com o Scratch

eduscratch.dgidc.min-edu.pt


 Competências e Conceitos de Programação explorados no Scratch 

Documento original de Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab, http://scratch.mit.edu 






Tradução e adaptação de cfausto@ptinovacao.pt 

Através do processo de criação de histórias interactivas, jogos e animações com Scratch, os jovens podem aprender importantes conceitos e competências sobre computadores. 
Competências para Resolução de Problemas e para Concepção de Projectos 
raciocínio lógico 
identificação e eliminação de erros 
desenvolvimento de ideias, desde a concepção até à concretização do projecto 
concentração e perseverança 

Noções Básicas sobre Computadores e Programação 
os programas indicam aos computadores exactamente o que devem fazer, passo a passo. 
criar programas para computador não exige perícia especial, apenas raciocínio claro e cuidadoso 

Conceitos Específicos de Programação Conceito 
Descrição 
Exemplo 
sequência 
Para criar um programa Scratch é preciso pensar de forma sistemática na ordem de execução das instruções. 
iteração 
(ciclos) 
repete e para sempre podem usar-se para repetir um bloco de instruções. 
instruções condicionais 
se e se...senão verificam a ocorrência de uma condição. 




Sem comentários:

Enviar um comentário