Competências e Conceitos de Programação explorados no Scratch
Documento original de Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab, http://scratch.mit.edu
Tradução e adaptação de cfausto@ptinovacao.pt
Através do processo de criação de histórias interactivas, jogos e animações com Scratch, os jovens podem aprender importantes conceitos e competências sobre computadores.
Competências para Resolução de Problemas e para Concepção de Projectos
raciocínio lógico
identificação e eliminação de erros
desenvolvimento de ideias, desde a concepção até à concretização do projecto
concentração e perseverança
Noções Básicas sobre Computadores e Programação
os programas indicam aos computadores exactamente o que devem fazer, passo a passo.
criar programas para computador não exige perícia especial, apenas raciocínio claro e cuidadoso
Conceitos Específicos de Programação Conceito | Descrição | Exemplo |
sequência | Para criar um programa Scratch é preciso pensar de forma sistemática na ordem de execução das instruções. | |
iteração (ciclos) | repete e para sempre podem usar-se para repetir um bloco de instruções. | |
instruções condicionais | se e se...senão verificam a ocorrência de uma condição. |
Sem comentários:
Enviar um comentário